terça-feira, 24 de abril de 2012

Virada

Cansado da correria, dos congestionamentos e da concorrência insuportável entre os humanos da capital, foi para o interior. Tão interior que se chamava Distrito alguma coisa. Comprou um chalé de madeira e começou uma vida simples.

Ia à feirinha da comunidade, e observando as crianças que ali trabalhavam, que não sabiam fazer conta direito, nem sabiam quem era Machado de Assis, preocupou-se com o futuro delas. Que seria daquelas figurinhas? Continuariam a vida dos pais, ignorantes, na roça.

Resolveu abrir uma pequena biblioteca em casa. Dava aulas complementares de assuntos gerais como voluntário na escola local. Via-os como pobres criaturas, privadas do conhecimento e acesso às facilidades modernas. Se não houvesse investimento e esforço, não teriam chance.

Num desses dias, quando instava os bichinhos a estudarem mais pra que pudessem finalmente "mudar a história da família", foi pego de chofre por uma pergunta: "Por que o senhor veio morar aqui?"

Fechou a biblioteca. Parou com as aulas. Foi visitar seu vizinho e ver se aprendia a lidar com a horta desleixada que mantinha no quintal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário